Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Fisioterapia: Integralidade na Atenção à Saúde


Integralidade pressupõe o entendimento de vários sentidos, tratando-se entretanto de saúde, prevalece o conceito de atenção e promoção. Do ponto de vista da Fisioterapia abrange o desenvolver de ações preventivas primárias tais como promoção de saúde e proteção específica; ações secundárias incluindo o diagnóstico precoce e as ações terciárias, voltadas para a reabilitação do paciente (Neves; Aciole, 2011). 

Cabe ressaltar a Integralidade como eixo norteador e prioritário da política de saúde do Sistema Único de Saúde -SUS, colocando-a como 'uma questão de cidadania', cuja origem remonta ao Movimento da Reforma Sanitária Brasileira desencadeado e posto em prática durante as décadas de 1970 e 1980, materializando a saúde como direito do cidadão¹.

Ações preventivas primárias aplicam-se em caráter individual e coletivo, quando o Fisioterapeuta ministra palestras visando orientar a população estimulando atividades físicas e proporcionando atendimento fisioterapêutico se necessário.

No nível secundário, estando o paciente com seu organismo alterado na forma e na função,  o Fisioterapeuta utiliza-se do arsenal terapêutico disponível.

A fase de reabilitação tem por finalidade utilizar a Fisioterapia como processo terapêutico, visando a recuperação funcional do indivíduo, devolvendo-o ao mercado de trabalho quando possível, e principalmente ao convívio social.

__________________

Referência:





Nenhum comentário:

Postar um comentário