Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Breve reflexão sobre o 8 de setembro



Todo ano, fixado em 8 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Fisioterapia; um dia para celebrar e principalmente para refletir.

Os Fisioterapeutas - herdeiros legítimos de Esculápio -, são cumulados pelo conhecimento científico do mundo ocidental, e também pela milenar cultura do Oriente; mundialmente formam um exército pacífico de profissionais praticantes de métodos e procedimentos físicos, com finalidades terapêuticas.

Sofrem os Fisioterapeutas, pelo menos no Brasil  -  com raras exceções de alguns privilegiados -, o aviltamento salarial e a intrusão em sua área de atuação profissional. De todo modo, para todos Fisioterapeutas, é de suma importância, celebrar esse dia em escala mundial, confraternizando com os colegas, divulgando a profissão nas várias línguas dos 160 países membros da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), que idealizou a comemoração no ano de 1996.

Por outro lado, no dia a dia, no viver cotidiano, a responsabilidade social aos cuidados do Fisioterapeuta  confere reconhecimento, e ao mesmo tempo cobra, exige mesmo, uma postura ética irrepreensível, diante da dor e da incapacidade funcional do ser humano que sofre. 

Fisioterapeutas, institucionalizados - participantes de órgãos de classe -  ou no livre exercício de atividade liberal autônoma, são responsáveis pela assistência que prestam aos pacientes, objetivo final, absoluto e único da sua natureza profissional.

______________

Atualizado em 7/9/2015

BLOG 14-F FISIOTERAPIA UM BLOG AMIGO DA SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário