Pernambuco Brasil - Foto/GB Blog 14-F FISIOTERAPIA

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lançamento do Livro " Institucionalização da Fisioterapia"




PERFIL DO AUTOR E INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO

Perfil  do autor

O professor Risomar da Silva Vieira, possui  graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1985), em Ciências pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1996), e em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Fez  mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE(2000)com pesquisa em saúde,  e doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP(2011), trabalhando institucionalização da ciência. Atualmente é associado da Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia.  É docente dos cursos de fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba e do Centro Universitário de João Pessoa. Atua nas áreas de Fisioterapia em Saúde Coletiva, História da Ciência na perspectiva do conhecimento em saúde e na formação de trabalhadores para o setor saúde.

Informações sobre o livro

O livro, prefaciado pelo Fisioterapeuta Geraldo Barbosa, apresenta uma compreensão  do processo histórico da Fisioterapia no contexto internacional e brasileiro, analisando como se deu a  institucionalização desta área do conhecimento em saúde na Paraíba, com os seus desdobramentos. Conforme os conteúdos apresentados, o trabalho se constitui um referencial para a formação em Fisioterapia na Paraíba e no Brasil.

O trabalho encontra-se distribuído em cinco capítulos seguindo uma lógica onde parte-se de uma visão abrangente do processo histórico da Fisioterapia no contexto mundial e brasileiro, seguindo a trilha em direção às especificidades da realidade paraibana.
No primeiro capitulo apresenta a trajetória da Fisioterapia na Europa e Austrália, passando posteriormente pelo continente americano destacando os países mais representativos, conforme os registros pesquisados. Nesse capítulo são  observados e analisados os condicionantes históricos que se fizeram presentes na evolução da Fisioterapia a exemplo dos reflexos das consequências das grandes guerras, das mudanças econômicas e da produção, bem como das grandes epidemias de poliomielite.
No segundo capítulo é tratado o processo de institucionalização da Fisioterapia no Brasil, desde os seus momentos iniciais, passando pelos primeiros cursos e instituições formadoras, até as organizações profissionais e os fatores envolvidos nas transformações ocorridas no decorrer da história da profissão no país.
No terceiro capítulo, estão destacados os primeiros instantes da Fisioterapia na Paraíba, apresentando os primeiros serviços fisioterapêuticos no Estado, bem como a constituição do Centro de Reabilitação Profissional (CRP), do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) no Estado.
Continuando na realidade paraibana, o quarto capítulo é trabalhado o processo de instalação dos primeiros cursos de Fisioterapia no Estado, analisando primeiramente o momento histórico, considerando os aspectos socioeconômicos e epidemiológicos. Em seguida é analisado como aconteceu a criação das graduações nas instituições formadoras, mostrando que fatores favoreceram e dificultaram a instalações dos cursos. É considerado, também, nesse tópico, a construção e o papel das entidades de classe no processo de institucionalização da Fisioterapia no Estado. Além desses temas, observam-se, a partir das fontes, os desafios e as conquistas na formação e no mercado de trabalho do fisioterapeuta, findando o capítulo com o crescimento dos campos de atuação profissional.
Já no quinto capítulo são colocadas as entrevistas dos colaboradores. No processo de construção do  trabalho foram realizadas oito entrevistas com pessoas que são referências para o estudo da história da Fisioterapia na Paraíba, portanto de grande importância para a elaboração desta produção histórica.
E a título de conclusão, o trabalho expõe  algumas considerações sobre o que representa o texto para a realidade da profissão e da formação, apontando o olhar para outros horizontes a serem atingidos, a partir de novas investidas no estudo da história da Fisioterapia.


Data do lançamento: 19 de outubro de 2012

Horário: a partir das 20:00h

Local: Usina Cultural Energisa. Av. Juarez Távora, 243 - Torre
João Pessoa PB

Contato: risomarvieira@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário